A aula é um espaço tempo de convivência, de construção de redes
interpessoais. A gestão destas redes e a natureza do trabalho que se
desencadeia neste lugar configura o clima de aula, variável central nos
processos de aprendizagem. Para além destas relações, há também a
relação intrapessoal, da pessoa consigo mesmo. Como se vê, como se
sente, como se dispõe para ser e estar. Qual o grau de autoconfiança e
autoestima. Esta rede inter e intrapessoal é algo de central na
construção da aula.
A aula é um processo de concentração nas atividades desenvolvidas. O ruído, o barulho, a fala a despropósito, a dispersão são fatores que impedem a aprendizagem.
A aula é um processo de captação e manutenção da atenção.
A aula é um processo de implicação e gestão das motivações. O que obriga à proximidade, à escuta, à reconstrução do sentido do que se faz.
A aula é um espaço tempo de realização de atividades académicas que visam a consecução de diversas metas de aprendizagem cognitiva (conteúdos, competências, saberes de diferente natureza). Estes resultados são consequência das redes de convivência, da concentração, da atenção, e das motivações.
A aula é um processo de concentração nas atividades desenvolvidas. O ruído, o barulho, a fala a despropósito, a dispersão são fatores que impedem a aprendizagem.
A aula é um processo de captação e manutenção da atenção.
A aula é um processo de implicação e gestão das motivações. O que obriga à proximidade, à escuta, à reconstrução do sentido do que se faz.
A aula é um espaço tempo de realização de atividades académicas que visam a consecução de diversas metas de aprendizagem cognitiva (conteúdos, competências, saberes de diferente natureza). Estes resultados são consequência das redes de convivência, da concentração, da atenção, e das motivações.
Sem comentários:
Enviar um comentário