APITAVA O COMBOIO
Foi dada a autorização à Companhia Francesa de Construção e Exploração de Caminhos de Ferro, pelo então, ministro do reino, João Franco, com garantias de juro do capital empregado, se a sua exploração não desse os lucros suficientes. Esta Companhia, iniciou os trabalhos em Dezembro de 1907. A inauguração oficial do troço Espinho-Oliveira de Azeméis realizou-se em Outubro de 1908, com a assistência de D. Manuel II;iniciou-se a exploração até à estação de Sernada do Vouga em 1911; de Sernada a Vouzela e Bodiosa a Viseu, em 1913; de Vouzela a Bodiosa, em 1914. A extensão total da via férrea é de 175 kms, incluindo o Ramal de Aveiro. Foi, sem dúvida,o melhoramento mais imponente concedido a esta região, melhoramento de que há muito necessitava, devido à fertilidade do seu solo, à sua indústria e comércio.
Aí está um exemplo de parceria públio/privada. Note-se que o melhoramento procurava responder à importância económica que se reconhecia na região. Poi é...
ResponderEliminar