6 de novembro de 2012

POR CÁ - PARA OS ANAIS DA DEMOCRACIA LOCAL: A CHAVE DE OURO!



Câmara ameaça retirar sede aos Cavaquinhos de Queirã

O Presidente dos Cavaquinhos e Cantares à Beira de Queirã deslocou-se à última reunião de câmara de Vouzela para acusar o executivo de discriminar o grupo. Ricardo Mendes não poupou críticas à maioria PSD. Na sessão, começou por reclamar um apoio que havia sido prometido a um CD dos Cavaquinhos, mas que nunca chegou a ser dado. Ricardo Mendes lamentou também que os Cavaquinhos ainda não tenham recebido um apoio, aprovado em reunião de câmara, relativo a uma viagem do Grupo ao Brasil. Mas os reparos não ficaram por aqui. O corte da electricidade da sede, o subsídio deste ano e a ausência de membros do executivo nas actividades organizadas pelo grupo não foram esquecidos pelo Presidente dos Cavaquinhos Afirmações retiradas de um documento que não passa de um manifesto político, respondeu o Presidente da Câmara Municipal. Telmo Antunes ameaçou mesmo retirar a sede aos Cavaquinhos, edifício que pertence ao Município. “Também dizemos basta. A minha próxima visita vai ser para ir buscar a chave da sede. Não admito que haja aqui manifestos políticos contra a Câmara”, disse. O autarca justificou que “era o que faltava que fossem os senhores a definir os apoios que o Município atribui aos trabalhos discográficos” e acrescentou: “Vocês não podem editar dois discos por ano, e a Câmara não é obrigada a subsidiar todas as actividades”. Sobre a visita ao Brasil, Telmo Antunes sustentou que o Relações Públicas da banda “chegou cá e agradeceu a toda gente, menos à Câmara. Enquanto esse agradecimento público não for feito, a Câmara não liberta um cêntimo para essa viagem”. “Vocês não podem andar a fazer dos Cavaquinhos um grupo político contra a Câmara”, referiu. Quanto ao corte de electricidade, o autarca justificou que a medida foi aplicada a todas as colectividades. “Deixámos de apoiar as colectividades e os senhores, em vez de ligarem a electricidade, como fizeram outras associações, andaram aí ai meu deus, ai meu deus, que vamos ficar sem actividades”. O Presidente da Câmara explicou ainda que os Cavaquinhos não receberam o subsídio referente a este ano porque “nem sequer o relatório de actividades entregaram”.
Viriato Garcez, vereador do PS, interveio para pedir bom senso.
 “Já conheço a sua emotividade que o leva a fazer estes comentários. Defendo que as duas partes se devem tentar entender”, disse.
Também a vereadora da oposição, Carmo Bica, criticou a atitude do Presidente da Câmara. “Não me revejo nesta forma do Sr. Presidente de receber os munícipes e organizações, e não me revejo nesta forma de retaliação de retirar a sede só porque não lhe agradou a forma como determinadas reivindicações foram aqui apresentadas”.

VFM Informação
2012.11.05

Sem comentários:

Enviar um comentário