25 de maio de 2011

SE A MODA PEGA!

AGRADAR

"Aqueles que procuram agradar andam muito enganados. Para agradar, tornam-se maleáveis e dúcteis, apressam-se a corresponder a todos os desejos. E acabam por trair em todas as coisas, para serem como os desejam. Que hei-de eu fazer dessas alforrecas que não têm ossos nem forma?" 
Antoine de Saint-Exupéry, in 'Cidadela'.

ACONTECEU

23 de maio de 2011

MONTOU-SE O CIRCO E NÃO FALTAM PALHAÇOS!

Tempo de antena do PND compara Jardim a Hitler

POR CÁ

Novas oportunidades...para a inclusão!

 Universidade Sénior
 
O Município de Vouzela vai apresentar, no próximo dia 25 de Maio, pelas 14h30, o projecto Universidade Sénior, uma iniciativa destinada à população do concelho com mais de 55 anos.
A criação da Universidade Sénior de Vouzela, enquanto resposta sócio-educativa, surge da necessidade sentida pelo Conselho Local de Acção Social em combater o isolamento e a exclusão social dos mais velhos, promovendo e incentivando a sua participação na comunidade local.
Com este projecto, a autarquia pretende promover a educação não formal de adultos, oferecer aos alunos um espaço de vida, socialmente organizado e adaptado às suas idades, para que possam viver de acordo a sua personalidade e a sua relação social, proporcionar aos alunos a frequência de aulas e cursos onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, valorizados e ampliados, entre outros objectivos.
A apresentação decorrerá no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.
In VFM,2011.05.23.

EQUÍVOCOS DA EDUCAÇÃO VIRTUAL


ATÉ PODE SER...

ACONTECEU

19 de maio de 2011

A LIBERDADE DOS POLÍTICOS É DIFERENTE!

"A liberdade traduz-se, no dia-a-dia, em várias liberdades: de escrever; de falar; de nos organizarmos; de protestar; de apoiar; de votar; etc. Uma dessas liberdades, por vezes esquecida, é a de estar errado, de falhar, de não ter razão e, mesmo assim, de poder opinar, falar e escrever."
Luís Campos e Cunha .

ACONTECEU

12 de maio de 2011

POR CÁ

No próximo dia 14 de Maio, Feriado Municipal, arranca a nona edição da Feira do Livro de Vouzela, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Vouzela, pelos Agrupamentos de Escolas de Campia e de Vouzela, pela Escola Profissional, pela Escola Secundária e pelo Jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela, e que conta com a colaboração da Livraria Pretexto.
Durante nove dias, o Folhas Soltas, tem como principais objectivos divulgar o livro como ferramenta de estudo e de cultura e promover hábitos de leitura, especialmente junto dos mais jovens.

11 de maio de 2011

O VIL METAL

"O dinheiro suscita a maior parte das vociferações que ouvimos: é o dinheiro que fatiga os tribunais, é ele que coloca pais e filhos em desavença, é ele que derrama venenos, é ele que põe a espada nas mãos dos assassinos e das legiões; ele está manchado de sangue nosso; é por causa dele que as discussões de marido e mulher ressoam na noite, é por causa dele que a turba aflui aos tribunais..."
Séneca, in 'Da Ira'.

ACONTECEU

10 de maio de 2011

AUTARCAS BRINCALHÕES!

Uma nova visão sobre o exercício da democracia directa:
"A Câmara de Vouzela vai desafiar os munícipes a apresentarem propostas que contribuam para a redução da despesa da autarquia.
Esta é uma das medidas que o município está a equacionar por em prática para diminuir gastos, já que o memorando da Troika prevê novos cortes nas transferências do estado para a autarquias locais.
O anúncio foi feito por Telmo Antunes, na última reunião do executivo camarário, no seguimento de esclarecimentos pedidos pela oposição socialista.
Quanto aos cortes nos serviços, o plano ainda não está definido mas certo é que os apoios sociais vão ser revistos, revelou o autarca.
Telmo Antunes também não deixou de lamentar este anúncio de novas reduções nas transferências do orçamento de estado para as Câmaras Municipais. Verbas que em tempo de crise até deviam ser reforçadas, sublinhou o edil. 
Telmo Antunes disse ainda esperar que as receitas da derrama, o imposto aplicado aos lucros das empresas, e que este ano foi introduzido pela primeira vez no concelho, ajude a compensar a diminuição das verbas atribuídas pelo estado ao município".
VFM Informação

ACONTECEU

6 de maio de 2011

DAR MÚSICA

  GNR- "Popless"

E SE A "MALTA" SE REVOLTASSE CONTRA OS POLÍTICOS?

"Estes amam o povo, mas não desejariam, por interesse do próprio amor, que saísse do passo em que se encontra; deleitam-se com a ingenuidade da arte popular, com o imperfeito pensamento, as superstições e as lendas; vêem-se generosos e sensíveis quando se debruçam sobre a classe inferior e traduzem, na linguagem adamada, o que dela julgam perceber; é muito interessante o animal que examinam, mas que não tente o animal libertar-se da sua condição; estragaria todo o quadro, toda a equilibrada posição; em nome da estética e de tudo o resto convém que se mantenha".
Agostinho da Silva, in 'Considerações'

ACONTECEU

5 de maio de 2011

INVESTIMENTOS


 Pequeno documentário realizado em 1947 sobre as vantagens de investir em educação.
Comunidades, estados e países saem beneficiados quando investem em educação. Países que investem pouco em educação, ainda que tenham recursos naturais, acabam por ficar em desvantagem em relação a países que, mesmo não tendo grandes recursos, investem muito em educação. As crianças e os jovens crescem e tornam-se os adultos de amanhã, os futuros empresários, médicos e diplomatas.
O documentário, embora datado e um tanto simplista, tem a qualidade de apresentar com muita clareza o argumento que defende: que vale a pena investir na educação.

ACONTECEU

2 de maio de 2011

MAIS MODELO, MENOS MODELO...

A MALTA NÃO MUDA!

Consta que, dissertando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:
1. “A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus.”
2. “Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.”
3. “O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”
4. “Esta juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente… A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.”
Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.
Então, revelou a origem delas:
- a primeira é de Sócrates (470-399 a.C.)
- a segunda é de Hesíodo (720 a.C.)
- a terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.
- a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia e tem mais de 4000 anos de existência.
É Fantástico...A malta não muda!

O BIN

Finalmente, com direito a mil virgens!

ACONTECEU